Painéis informativos divulgam a história dos monumentos da cidade em mirandês

4 oct 2006 0 comentarios

Estas placas foram colocadas junto aos principais monumentos históricos da cidade, como é o caso da Sé Catedral, do Castelo, do antigo Paço Episcopal, bem como outros imóveis de interesse público. Os painéis contêm informações históricas em escrita bilíngue, em que a língua mirandesa é o principal elemento, contribuindo para a divulgação da “Lhéngua”.Deste modo, os visitantes que passam, diariamente, pelo centro histórico de Miranda podem conhecer um pouco mais da história de uma cidade que já soma 461 anos.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, a colocação das novas placas, além de contribuir para o melhor conhecimento da história da cidade, também vai proporcionar aos turistas um melhor conhecimento da língua mirandesa, já que as pessoas, ao consultarem os painéis, são obrigadas a ler mirandês.

Os painéis informativos contêm um resumo histórico dos edifícios e uma representação gráfica dos monumentos e dos imóveis.

As ruas do antigo burgo quinhentista viram, igualmente, modificadas as placas toponímicas, que dão a conhecer um pouco da origem dos nomes das principais artérias do centro histórico.

O processo de sinalização foi coordenado por técnicos municipais do Gabinete Técnico Local, enquanto a tradução dos textos esteve a cargo de linguistas do Centro de Estudos António Maria Mourinho.

Este ano, o centro histórico de Miranda do Douro já foi alvo de uma intervenção ao nível das infra-estruturas, melhoramentos de fachadas e colocação de mobiliário urbano.

Debes estar registrado y con tu cuenta para poder insertar comentario o también usar tu usuario de Facebook para insertar tus comentarios:

Comenta esta noticia en Facebook

cerrar